terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A última cartada

Hoje chega ao fim o ano de 2008 para os amantes do futebol, afinal nessa terça-feira haverá o último jogo do Apertura da Argentina, jogo que será entre Tigre e Boca Juniors, na cancha do Racing, em Avellaneda. O Boca chega na última partida do triangular final podendo perder por até 1x0, um placar maior que esse dá o título e a última vaga da Libertadores de 2009 para o Tigre de Victoria, ou seja, o Boca está com uma mão e meia na taça, basta jogar o que sabe que leva o título, mesmo sem Riquelme e Vargas, ambos suspenso.

O jogador que pode fazer difereça para o time de Ischia é o meia-esquerda Dátolo(na esquerda na foto) e o atacante Palacio(na direita na foto), porém o último não tem condições de começar jogando e provavelmente vai iniciar a partida no banco para entrar na segunda etapa. Do lado do Tigre o jogador que poderia fazer a diferença é o goleiro Islas, mas ele foi expulso no jogo contra o San Lorenzo e não joga hoje. Na minha opinião o Boca leva o título apesar de na "primeira fase" o Tigre te derrotado o Boca por 3x2 na La Bombonera.

Em um ano cheio de emoções com uma Libertadores espetacular e com um Brasileirão equilibradíssimo, ainda temos um grande jogo para assistir, que promete nos dar emoção nessa terça sem chuva em BH...ah! Devemos lembrar que se o Tigre for campeão ele vai para a Libertadores e o San Lorenzo cai no grupo do Cruzeiro, e se o Boca for campeão, o Tigre fica de fora da Libertadores e o Estudiantes cai no grupo do Cruzeiro.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um giro pela Europa

Nesse fim de semana a bola rolou na Espanha, na Inglaterra e na Itália, destaque para a bela vitória do Milan.
Na Espanha o Barcelona conseguiu uma belíssima vitória fora de casa ao derrotar o Villareal por 2x1, com isso o time catalão continuou na liderança sem ninguém para incomodar. No sábado tivemos um grande jogo em Madrid, Real x Valencia, um jogo marcado pelos gols perdidos e pelo belo gol de Higuaín, gol que deu a vitória para o time madrileno. E com dois gols de Maxi Rodríguez e com um de Kun Agüero, o Atlético de Madrid derrotou o Espanyol fora de casa por 3x2.

Na Inglaterra a rodada ainda não acabou, mas ontem tivemos o clássico Arsenal x Liverpool. Os Gunners saíram na frente com um gol de Van Persie após um lançamento primoroso do francês Nasri, porém o time de Liverpool chegou ao empate com um golaço do irlandês Robbie Keane. No segundo tempo o atacante Emmanuel Adebayor foi expulso e complicou a partida para o Arsenal que teve de segurar o empate. Com esse resultado o Chelsea pode assumir a liderança, caso vença hoje fora de casa o Everton e vale lembrar que o time de Felipão tem 100% de aproveitamento nos jogos fora de Stamford Bridge no campeonato inglês 08/09. Uma nota triste é a lesão do jovem Cesc Fàbregas que a princípio é grave e deve afastá-lo dos gramados durante um bom tempo.

O Aston Villa assumiu a 3ª posição após derrotar fora de casa o West Ham. Mas devemos frisar que o 4º colocado é o Manchester United que por causa do Mundial de Clubes e da Supercopa Européia, tem dois jogos a menos que os demais concorrentes.
E o Manchester City...de candidato a surpresa do campeonato a candidato ao rebaixamento, pelo ou menos por enquanto, afinal o time de Robinho vem fazendo um papel pífio na Premier League e vai terminar essa rodada no G-3 do mal.

Na Itália o Milan ganhou de 5x1 da Udinese, gols de Kaká(2), Pato(2) e Seedorf, o gol da Udinese foi marcado pelo Di Natale. Com 17 minutos de jogo o placar do San Siro já mostrava 3x1 para o novo time de Beckham que acompanhou das cabines do estádio a bela partida dos brasileiros Alexandre Pato e Kaká.

A Juventus continuou com a boa fase ao derrotar, em Bérgamo, a Atalanta por 3x1, gols de Del Piero, Legrottaglie e Amauri. A Vecchia Signora promete crescer mais ainda após as festas de fim de ano, lembrando que na Champions League ela vai enfrentar o poderoso Chelsea.
E a Inter continua na frente, no sábado diante do Siena o nome do jogo não foi o sueco Ibrahimovic, foi o brasileiro Maicon que com dois gols deu a vitória para o time de Mourinho. Um 2x1 com acara dessa Inter.

A recuperação da Roma no Calcio foi freada pelo Catania que derrotou o time de Totti por 3x2, Totti, que saiu machucado e pode desfalcar a Roma em algumas rodadas, mesmo com o Calcio de folga, devido as festas de fim de ano.

Com gol de Rooney, Manchester é campeão


Hoje pela manhã os Red Devils conquistaram o mundo numa partida tecnicamente abaixo das espectativas. Para quem acordou mais cedo com o intuito de ver show de Cristiano Ronaldo, viu um português sem inspiração, mas que foi decisivo ao dar uma bela assistência para o gol de Rooney, e quem acordou mais cedo com o intuito de ver uma zebra histórica, viu uma LDU fraca, fraca no ataque e fraca na marcação.

Mas a primeira chance de gol da final foi da equipe equatoriana, numa falta, quando a bola foi cruzada e na pequena área foi desviada para fora. Porém depois desse lance o time de Manchester cresceu na partida e com a ajuda da marcação frouxa do time de Quito, os "volantes" Carrick e Anderson, que têm habilidade com os pés, abusaram dos bons lançamentos para Tévez e Rooney, e com isso o United levou muito perigo à Cevallos, que com belas defesas salvou a LDU em vários lances.

O segundo tempo começou com o placar do Stadium Yokohama inalterado, até que aos 4 minutos da segunda etapa, o zagueiro Vidic foi expulso após uma cotovelada em Bieler. Pela lógica a LDU iria partir para cima, e de fato ela armou alguns ataques, em um deles inclusive, numa jogada parecida com o gol do título do Mundial do Internacional em 2006, o habilidoso Manso teve talvez a bola do jogo nos pés, com Bieler livre e aberto pela direita, o argentino tinha duas opções, tocar para o companheiro ou finalizar, porém o camisa 21 demorou a resolver e foi desarmado pelo brasileiro Anderson, o qual participou da jogada do gol de Wayne Rooney, que livre dentro da área finalizou fatalmente no canto do gol, após receber um passe açucarado de Cristiano Ronaldo. Depois disso a Liga de Quito tentou empatar a partida, com chutes de longa distância, porém a equipe equatoriana parou em Van der Sar.

Resultado merecido, afinal a LDU queria levar a decisão para os pênaltis e com isso foi medrosa e pouco atacou quando o jogo estava empatado. Uma pena que o atual melhor time do mundo não tenha valorizado esse título que nem os times sul-americanos valorizam quando se tornam campeões mundiais.

Destques individuais:

Bola Cheia: Rooney que foi eleito, com justiça, o melhor jogador da competição.

Bola Murcha: Edgard Bauza que na minha opinião não armou bem a sua equipe.

Destaque coletivo:

Bola Cheia: Manchester United pelo título, mas gostaria de destacar o Gamba Osaka que perdeu honrosamente para o campeão da competição, e que ficou em 3º lugar após vencer o Pachuca por 1x0.

Bola Murcha: Pachuca e Al-Ahly, as duas decepções do torneio, eu particulamente esperava muito mais dessas equipes.

Classificação final:

1ºManchester United
2ºLDU de Quito
3ºGamba Osaka
4ºPachuca
5ºAdelaide United
6ºAl-Ahly
7ºWaitakere

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Vamos às compras!


As duas últimas semanas foram marcadas por várias negociações entre jogadores e clubes. Não tem como não destacar o São Paulo, que fez grandes contratações sem gastar um mísero centavo, por exemplo Washington ex-Flu, Eduardo Costa ex-Espanyol e ex-Grêmio e Júnior César ex-Flu. Um destaque negativo é o Fluminense, tudo bem que o tricolor carioca acertou com o argentino Conca, por 3 anos, e está prestes a acertar com o também argentino Neri Cardozo, graças a um grupo de investidores, porém o time das laranjeiras perdeu o monstro Thiago Silva para o Milan e perdeu Washington e Júnior César para o São Paulo porque o contrato deles chegaram ao fim, graças a diretoria comandada por Roberto Horcades que não está colocando seus neurônios para funcionar. Ah! O vice-campeão da Libertadores ainda pode perder o volante Arouca, que tem seu contrato encerrado no fim de Abril de 2009, para o São Paulo.

O Corinthians até agora contratou Jean, ex-Grêmio, Túlio e Jorge Henrique, ambos ex-Botafogo, e claro, Ronaldo que foi a contratação mas badalada até o momento, porém o Timão perdeu Herrera. No geral, o Corinthians contratou bem e está montando um bom time, que pode dar alegrias à Fiel em 2009.

O Palmeiras tem de abrir o olho, afinal Alex Mineiro saiu, Leandro saiu, Denílson saiu e Elder Granja saiu e até agora apenas Marquinhos ex-Vitória e Cleiton Xavier ex-Figueirense foram contratados, e para piorar a situação no dia 28 de janeiro o Verdão já tem compromisso pela Libertadores contra o Real Potosí. Uma notícia boa é que o atacante Kléber tem grandes chances de continuar no time de Luxemburgo.

O alvinegro praiano acertou com o meia Lúcio Flávio ex-Botafogo e com Madson ex-Vasco, boas contratações para o Santos que está montando um time interessante.

O São Paulo como já foi dito acertou com Eduardo Costa ex-Espanyol, Washington ex-Fluminense, Júnior César ex-Fluminense, o tricolor também acertou com Wagner Diniz ex-Vasco e Renato Silva ex-Botafogo e ainda tenta prorrogar o empréstimo do zagueiro Rodrigo, excelentes contratações, o tricolor paulista vai com tudo para 2009, desde já digo que o São Paulo é favorito para tudo que disputar no próximo ano.

O Botafogo até o momento contratou o atacante Diego ex-Cruzeiro, Fahel ex-Goiás e anunciou hoje atarde a contratação do atacante Reinaldo ex-JEF United, que já rodou por clubes como Flamengo, São Paulo e PSG. O problema do Fogão é a perda de jogadores importantes, por exemplo Lúcio Flávio. Definitivamente 2009 será difícil para o time de Ney Franco.

O Flamengo depois que perdeu Ronaldo para o Corinthians começou a fazer especulações, do tipo Adriano, Lúcio Flávio, Conca e Diguinho, sendo que o último citado tem possibilidades de assinar com o Fla. É melhor o Flamengo agir rápido porque seus rivais estão na frente.

O Fluminense fechou ontem a contratação de Leandro Domingues ex-Cruzeiro e cedeu o atacante Soares para o ex-time de Leandro Domingues. Como já foi dito anteriormente, o Flu perdeu peças importantes e seria bom a diretoria começar a trabalhar.
O Vasco contratou o lateral-direito Paulo Sérgio ex-Grêmio e Enrico que já passou pelo Galo mineiro. O Vasco não pode apostar em muitos medalhões, há a especulação do Marcelinho Carioca, um bom nome, mas essa não pode ser a principal contratação do time da Colina que tem de apostar na base, e isso já começou pois a revelação de apenas 16 anos, Philippe Coutinho, vai ser integrado ao grupo profisional em janeiro e vale lembrar que ele vai para a Internazionale de Milão quando fizer 18 anos.

O Atlético Mineiro dispensou César Prates e Petkovic, fez bem o Galo, que está atrás do lateral-esquerdo Jadílson ex-Cruzeiro que pertence ao São Paulo. O atacante Éder Luís volta para o time mineiro, assim como Thiago Feltri e na minha opinião o melhor caminho para o Galo é apostar na sua base que é muito boa.

Segundo Roberto Dinamite, presidente do Vasco, e informações da imprensa, o Cruzeiro fechou com o atacante Leandro Amaral, mas sua mulher nega a ida de seu marido para a Raposa, assim como Zezé Perrela que disse que não tem nada acertado, mas vale lembrar que Zezé também negou a contratação de Soares que fechou ontem com o time mineiro. O Cruzeiro é outro clube que começa bem o ano de 2009.
O Grêmio fechou com Ruy ex-Naútico, Fábio Santos ex-Santos e São Paulo e com Alex Mineiro ex-Palmeiras, porém o tricolor gaúcho perdeu a revelação Rafael Carioca e até agora não contratou ninguém para substituí-lo, o que é ruim para as pretensões do vice-campeão brasileiro de 2008.

O Internacional não contratou ninguém até agora, mas não perdeu ninguém. Para o colorado basta manter o excelente time para ter um 2009 vencedor.

Mundial de Clubes


Assim como eu, muitas pessoas acreditavam, que pela primeira vez na história, não teríamos uma final de Mundial de Clubes entre um clube da América do Sul e um clube da Europa, afinal o Pachuca tinha totais condições de derrotar a LDU, que depois da Libertadores havia perdido o seu principal jogador, Guerrón, porém tanto o Manchester, quanto a Liga, como é chamada a equipe equatoriana, venceram seus respectivos jogos e se classificaram para a decisão, que ocorrerá no domingo, dia 21 ás 8:30 horário de Brasília.

Na quarta-feira a sortuda e competente LDU derrotou o Pachuca por 2x0, gols de Bieler e Bolaños, numa partida em que a marcação da equipe equatoriana foi o diferencial, principalmente no primeiro tempo, quando o Pachuca levou dois gol e não ofereceu nenhum perigo para o adversário, mas no segundo tempo o time mexicano foi para cima, encuralando a LDU, porém as chances não foram aproveitadas e o Pachuca saiu derrotado. Destaque para o baixinho Manso e para o habilidoso Bolaños, dois grandes jogadores.
Um dia depois, na quinta-feira, foi a vez dos Red Devills se classificarem para a decisão, após derrotarem o Gamba Osaka por 5x3. No primeiro tempo o time inglês se impôs e fez 2x0 com dois gols de cabeça (Vidic e Cristiano Ronaldo), porém no início do segundo tempo o Manchester foi um pouco arrogante, seus jogadores começaram a tentar fazer jogadas de efeito, principalmente o português Nani que errou tudo que tentou fazer. O tempo passou e aos 31 minutos da segunda etapa o time japonês fez o seu primeiro gol, mas 40 segundos depois Rooney, que havia entrado no lugar de Tévez a pouco tempo, fez 3x1 para o atual campeão da Champions League. Minutos depois o placar do Yokohama Stadium mostrava 5x1 para os Diabos Vermelhos, até que aos 40 minutos, Endo fez o segundo gol do Gamba e logo depois Hashimoto fez o terceiro para o delírio da torcida japonesa, que ficou feliz e com razão, pelos três gols da sua equipe diante do time inglês.

Depois desses dois jogos a minha aposta é a de que o Manchester será campeão. Há chances da LDU ser campeã? Sim, claro, mas isso é muito difícil, para que isso ocorra a equipe equatoriana terá de jogar atrás e contar com a sua melhor amiga, a sorte, e também terá de torcer para que a equipe de Ferguson não esteja num grande dia.

O mercado dos técnicos


Com a confirmação da contratação de Ivo Wortmann pelo Coritiba, o mercado de técnicos está praticamente fechado. Praticamente porque Santos e Palmeiras ainda não tem uma situação bem definida, afinal a permanência de Wanderley Luxemburgo no Palmeiras depende da eleição presidencial que ocorrerá no Verdão em janeiro. E no Santos, a princípio o técnico de 2009 será Márcio Fernandes, a princípio porque o presidente Marcelo Teixeira está de olho no seu técnico preferido, Wanderley Luxemburgo, ou seja, a situação desses dois clubes depende da eleição presidencial do Palmeiras.

Nas últimas semanas o mercado dos técnicos esteve bastante movimentado, além da contratação de Ivo Wortmann pelo Coritiba, Dorival Júnior acertou com o Vasco, Cuca acertou com o Flamengo, Leão acertou com o Atlético, Geninho renovou com o Atlético Paranaense e Renê Simões renovou com o Fluminense. Na minha opinião todos os clubes acertaram nas suas contratações e renovações, princiaplmente o Vasco que começou bem o planejamento para a Série B.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Borges fez apenas mais um gol irregular

Como todos já sabem, o gol do título do São Paulo foi irregular, porém esse gol foi apenas mais um gol irregular do Brasileirão 2008. Não adianta ficar chorando dizendo que o tricolor paulista foi campeão roubado, afinal o time do Morumbi foi prejudicado em alguns jogos, como o Grêmio que também foi prejudicado e beneficiado.

Aqui vai um link do jogo Grêmio 1x0 São Paulo pela 20ª rodada do Brasileirão 2008: http://br.youtube.com/watch?v=s77NCmRtKHE&feature=related

Nesse gol Perea está impedido, o que mostra que na verdade a arbitragem não é tendenciosa e sim fraca, muito fraca.

Internacional campeão da Sul-Americana


Antes tarde do que nunca! Parabéns Internacional. Parabéns a diretoria do Inter e ao time, principalmente ao Nilmar que fez o gol do título, porém, com todo respeito a grande equipe do Estudiantes, esse título podia ter sido menos difícil...né Tite?

Marcelo Oliveira não é mais o técnico do Galo


Foi anunciado nessa terça-feira que Marcelo Oliveira não é mais técnico do Atlético. Ao ser perguntado sobre um nome para substituí-lo, Alexandre Kalil disse que por enquanto não há um nome concreto, porém a torcida pede Leão, demitido recentemente do Al-Saad. Marcelo deixa um trabalho bom no Galo, ele arrumou um pouco o time e montou um esquema que priorizou o jovem Renan Oliveira, fazendo com que o "Galinho de Ouro" se destaca-se no segundo turno, mas na minha opinião a diretoria atleticana fez o certo, afinal Marcelo Oliveira não é o melhor nome para 2009.

E o Flamengo conseguiu! [2]


Dessa vez o Flamengo conseguiu perder o Fenômeno...mas espera aí, será que Ronaldo seria uma boa contratação para o clube da Gávea? Pergunto isso porque fico imaginando o oba-oba que iria ser criado com a contratação ,do maior artilheiro da Copa do Mundo, e esse tipo de oba-oba deve passar longe do Flamengo no ano de 2009. Para o Sport Club Corinthians Paulista a contratação foi magnífica, afinal no campo de marketing Ronaldo será bastante útil, mas e para a Fiel? Será que o jogador, que há dois meses dizia que talvez fosse parar de jogar, será útil? Parabéns à diretoria corinthiana pela bela negociação, sensacional, parabéns, agora basta rezar para o Fenômeno jogar. E dessa vez me parece que o Flamengo conseguiu algo bom. Ah e para os admiradores de futebol é muito bom ver Ronaldo pelo ou menos tentar jogar futebol, mas calma, muita calma nessa hora.

E o Flamengo conseguiu!


Nesse domingo o Flamengo conseguiu perder a vaga da Libertadores numa disputa acirrada com o Palmeiras. Chegou a ser cômico a vontade dessas duas equipes em não se classificar para o principal torneio continental. Em um momento do campenato o Flamengo fez apenas dois pontos em vinte e sete disputados, e no segundo turno perdeu pontos importantíssimos em casa, vide a derrota para o Galo e os empates contra Goiás e Portuguesa. Em relação ao Palmeiras as derrotas no Palestra para Sport e Botafogo, e as goleadas no Maracanã para Fluminense e Flamengo, mostram a força, que o time do técnico Luxemburgo, fez para ficar de fora da Libertadores. No fim quem conseguiu ficar em 5º foi o clube carioca.

E o São Paulo é Hexa...


No domingo, o São Paulo se consagrou Hexa campeão brasileiro, após um vitória por 1x0 contra o Goiás com um gol do decisivo Borges. Esse título suado mostrou o que um bom planejamento é capaz de fazer, enquanto no Flamengo o zagueiro Rodrigo era um 0 a esquerda, no São Paulo ele foi uma peça fundamental, enquanto Flamengo, Cruzeiro e Grêmio não renovavam o contrato de seus respectivos técnicos, no São Paulo Muricy estava tranquilo sem sofrer nenhuma pressão da torcida e diretoria. E foi exatamente na hora "H" que o time mais bem preparado chegou pra ficar. Com um excelente goleiro, com um exepcional trio de zaga, com uma bela dupla de "volantes", com um jogador decisivo nas bolas paradas e com uma dupla de ataque, que só não fez chover nessa reta final, o São Paulo conquistou o seu sexto título brasileiro e o seu terceiro seguido.












terça-feira, 11 de novembro de 2008

A estranha "classificação sem erros de arbitragem"

Nesta terça-feira, o globoesporte.com fez uma matéria sobre como estaria a tabela de classificação, do Brasileirão 2008, sem os erros comuns dos árbitros brasileiros.

O líder dessa nova tabela é o Grêmio e não o São Paulo, porém após analisar os erros registrados pelo globoesporte.com, reparei que eles não citavam um erro que ocorreu no jogo Grêmio 1x0 Ipatinga, quando o gol do Perea foi validado sendo que ele não estava em posição legal, portanto ele estava impedido.

Há, entretanto, um porém nessa história, afinal nesse lance muitas pessoas disseram que o Marcel não desvia a bola de cabeça e sem esse desvio o jogador Perea estaria em posição legal para fazer o gol, mas eu e outras pessoas temos outra interpretação, para nós o Marcel desvia na bola, portanto esse e outros lances são lances interpretativos onde ninguém pode afirmar se o juiz errou ou não.

E é por isso que eu considero essa classificação, do globoesporte.com, como algo sem utilidade e objetivo, pena que haverá pessoas que terão a coragem de usar essa matéria como um argumento nas conversas sobre erros da arbitragem.

Para quem quiser ver o polêmico gol de Perea, aqui vai um link seguro

Créditos goldogremio.blogspot.com.br

Ah! Precisamos lembrar que os árbitros são ruins, por isso um time pode ser beneficiado em determinada rodada e rodadas depois pode ser prejudicado, um exemplo é o São Paulo que foi beneficiado na partida contra o Botafogo, mas que foi prejudicado contra a Portuguesa.